O projeto mais discutido com a equipe de controle e orientação da emissora – integrada pelos vereadores Andreia Gouveia Vieira, Cláudio Cavalcanti e Stephan Nercesian – por envolver acesso direto e representação das comunidades no comando da pauta. Faziam parte do Conselho Consultivo, além dos três vereadores, representantes das seguintes entidades: Central Única das Favelas – CUFA, Comitê pela Democratização da Informática, Observatório de Favelas, Sebrae-Rio e Viva Rio.
Na verdade tratava-se da continuação de um projeto que existiu, de 1985 a 1987, na TV Educativa do Rio de Janeiro – a primeira experiência na televisão brasileira de programa sob o controle de um conselho de entidades, integrado por representantes da Federação de Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro, da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro e da Pastoral de Favelas. Em reuniões semanais os programas eram avaliados e os temas seguintes sugeridos.
Se no primeiro período sobressaiam as lutas pela posse de terrenos, lutas vindas da recém acabada ditadura militar, na RioTV percebeu-se a mudança de foco nos movimentos comunitários, agora mais preocupados com a valorização do trabalho cultural, especialmente com a juventude. Como resultado o programa passou a ser um espaço também para a exibição de trabalhos audiovisuais surgidos nas comunidades.
Edição com demonstração e avaliação dos 100 programas realizados na RioTV
Programa de estréiaDiscute as mudanças pelas quais o movimento comunitário da cidade passou 23 anos depois da primeira fase do programa na TV Educativa, atual TV Brasil. Participam o diretor e apresentador André Motta Lima, criador do progrma, e representantes da CUFA, do movimento Viva Rio e do Observatório das Favelas, integrantres do Conselho Editorial da segunda fase do projeto.
Programa exibido em 12/02/11Reportagens: UPP no Morro dos Macacos, em Vila Isabel/ Espetáculo Urucubaca do grupo cultural Afroreggae vence a 1ª edição do Prêmio Anu-preto idealizado pela CUFA no Teatro Municipal/ Especial Rocinha sobre carnaval. Estúdio: com os médicos Gustavo Gitelman e Laura Segadas do Bloco do Sargento Pimenta.
Programa exibido em 05/03/11Reportagem com a Escola de Samba Embaixadores da Alegria, voltada para deficientes. Estúdio com Verônica Marques, gerente de comunicação e desenvolvimento do Fundo Elas. E reportagem que mostra a Escola Tia Percília no Morro da Babilônia.
Programa exibido em 12/03/11Reportagem sobre teatro para garçons em Botafogo. Estúdio com Márcia Vera de Vasconcellos, presidente da Federação das Aasssciações de Moradores do Rio de Janeiro. Exibição do vídeo Estação Realengo, que mostra a história do bairro através da vida de gerações de famílias na região.
Programa exibido em 19/03/11Reportagem sobre a Cruzada do Menor em Jacarepaguá. Estúdio com a equipe da Zoasom, representada por João Paulo Malerba, Camila Romano e Jorge Freire. Exibição do vídeo do programa Zoasom, da Rádio Mec.
Programa exibido em 26/03/11Primeira parte da reportagem com a ONG Nosso Papel. Entrevista em estúdio: com Ignês Barreto, do Projeto de Segurança em Ipanema, que defende a redução dos blocos de rua no bairro e a concessão de títulos de propriedade nas favelas da região. Exibição do desfile do Bloco do Vidigal em homenagem ao Nós do Morro.
Programa exibido em 02/04/11Segunda parte da reportagem sobre as atividades da ONG Nosso Papel. Entrevist no estúdio com Ricardo Rabello, presidente da Associação Folia Carioca, e Carla Wendling, presidente do bloco “Largo do Machado, mas não largo do copo” sobra a proposta de redução do número de blocos de rua desfilando na Zona Sul do Rio. Exibição do vídeo produzido pela Rede de Radialistas no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, da ONG Criar Brasil.
Programa exibido em 09/04/11Reportagem sobre a 11ª Semana de Inclusão Social com oficinas do Centro de Democratização da Informática – CDI. Entrevista em estúdio com Augusto Ribeiro, sobre a legalização dos trabalhos informais em comunidades.
Programa exibido em 16/04/11Reportagem sobre o trabalho na Fundição Progresso, indicado como ponto de cultura de destaque para receber o prêmio sóciocultural realizado pelo Rio Solidário em parceria com o Instituto cultural Cidade Viva. Reportagem acompanha reunião na FAM Rio para discutir a situação de infraestrutura na Zona Oeste da cidade. Exibição de vídeo produzido pela TV Crianças Lar do Méier.
Programa exibido em 23/04/11Reportagem sobre as atividades do Centro de Ópera Popular de Acarí, indicada ao prêmio sóciocultural realizado pelo Rio Solidário, em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva. Protesto de moradores do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, por causa do atraso na recontrução das áreas afetadas pelos temporais. Exibição do vídeo “O que temos para dizer?”, feito pelos próprios moradores do Morro dos Prazeres.
Programa exibido em 23/04/11Reportagem sobre as oficinas de artesanato Sementes da Vida, da Cidade de Deus, no Centro Cultural da Justiça Federal. / O trabalho da Escola Primeiros Traços, em Vila Isabel, finalista do prêmio sócio-cultural do RioSolidário e do Instituto Cultural Cidade Viva. No estúdio, entrevista com Vito Giannotti, do Núcleo Piratininga de Comunicação e autor do livro “A história das lutas dos trabalhadores no Brasil”, responsável por coordenar a edição especial sobre trbalhadores no site Viva Favela.
Programa exibido em 07/05/11Reportagem mostra a diplomação de 200 policiais treinados para trabalhar na UPP do Morro São João, no Engenho Novo e o incío do trabalho deles nas comunidades. Exibição do vídeo”Caminhando a gente se entende”, contra a intolerância religiosa.
Programa exibido em 14/05/11Reportagens sobre ginástica olímpica no Complexo do Alemão, para crianças e adolescentes, e sobre o Centro Vocacional Tecnológico no Engenho Novo, que atende à comunidade com escolas profissionalizantes. Silvana Djire Trarbach, agente comunitária de saúde e moradora do Morro da Formiga fala sobre o alerta contra as situações de risco causadas pelas chuvas naquela localidade.
Programa exibido em 20/05/11Mulheres artesãs em Santa Teresa criam o ateliê “Toque de mão’ . Reportagem sobre a Redes para a Juventude no Batam, em Realengo. No estúdio o jornalista comunitário Carlos Costa, do Viva Favela, fala do livro que escreve sobre a convivência da comunidade com o tráfico na Rocinha.